Molho “Pesto” de Espinafre e Tofu

Este molho é muito gostoso, nutritivo e lembra um pesto, só que é feito com espinafre e tofu. Você pode utilizá-lo no preparo de diversos pratos, como macarrão e lasanha, que será ensinada neste post. ♥

Ingredientes

Molho “Pesto” de Espinafre e Tofu

200g de folhas de espinafre
200g de tofu macio amassado
1 dente de alho grande sem o miolo
1/4 de xícara (de chá) de azeite
Sal a gosto
Pimenta moída a gosto
1/4 de xícara (de chá) de leite vegetal (amêndoas, castanha, coco, soja…)

Lasanha

200g de cogumelos paris frescos fatiados (pode usar outros tipos)
1/2 xícara (de chá) de cebola picada
2 dentes de alho picados
3 xícaras (de chá) de leite vegetal
Uma pitada de noz moscada ralada
Sal a gosto
1/3 de xícara (de chá) de leite vegetal misturado com 4 colheres (de sopa) de amido de milho
1 colher (de sopa) de mostarda (opcional)
Pimenta moída a gosto
Massa de lasanha vegana (usei cerca de 20 folhas)

  • Preço médio: R$8,00 (pesto) e R$23,00 (lasanha)*

  • Tempo de preparo: 30 min (pesto) e 50 min (lasanha)

  • Pode conter ou não glúten

  • Vegan

Modo de preparo

Molho “Pesto”

Lave rapidamente as folhas de espinafre em água corrente.
Ferva água, adicione uma pitada de sal e as folhas de espinafre. Deixe que cozinhem por cerca de 1 minuto, até murcharem.
Escorra e espere elas esfriarem por uns 15 minutos para não se queimar ao apertá-las.
Esprema bem as folhas para sair a água do cozimento e coloque-as em um liquidificador, juntamente com o tofu macio amassado,  alho, o azeite, tempere com sal e pimenta moída a gosto, o leite vegetal e bata bem. Se precisar, pare o liquidificador e misture. Se quiser um molho menos denso, adicione mais leite vegetal.
Sirva com cerca de 500g macarrão de sua preferência, eu usei um de sêmola sem ovos, mas você também pode servir com o de arroz, para uma versão sem glúten.
Salpiquei castanhas e tomilho sobre o meu macarrão.

Lasanha

Pra fazer a lasanha, você vai precisar de um molho branco, que deixará o prato mais equilibrado, já que esse creme de espinafre e tofu é mais encorpado e forte.
Fiz o meu molho da seguinte forma:
Coloque um fio de óleo ou azeite em uma panela, os cogumelos paris frescos fatiados, tempere com uma pitada de sal e refogue por uns 5 minutos ou até o líquido liberado secar. Adicione a cebola picada, o alho picado e refogue por uns 3 minutos. Acrescente 3 xícaras de leite vegetal, uma pitada de noz moscada ralada e deixe ferver.
Quando começar a borbulhar, abaixe o fogo e adicione 1/3 de xícara de leite vegetal misturado com o amido de milho e misture até engrossar.
Se quiser, adicione 1 colher de sopa de mostarda, corrija o sal, se necessário, e adicione uma pitada de pimenta moída. Desligue e espere este creme esfriar por uns 15 minutos antes de montar a lasanha.
Coloque uma camada de creme branco em uma travessa, adicione algumas folhas de massa de lasanha, cubra com uma camada de creme de espinafre, adicione outra camada de massa e repita o processo até os ingredientes acabarem.
Cubra com papel alumínio e leve pra assar em forno preaquecido a 200ºC por cerca de 25 minutos ou até a massa ficar cozida.
Está pronto!

Dicas

  • Se você quiser, pode usar manjericão no lugar das folhas de espinafre e fazer uma versão de pesto com tofu, que fica bem cremoso e é mais nutritivo. Neste caso, não precisa cozinhá-lo. Basta bater as folhas de manjericão com o tofu e temperos. Se quiser seguir uma receita, use esta e adicione o tofu.
  • Você pode fazer esse molho branco do jeito que quiser, seja com leite de aveia, de castanha, de soja, de coco (veja nossas receitas de leites vegetais aqui); pode fazer sem cogumelos…
  • Se você não gosta de tofu ou nao pode consumi-lo, pode bater o espinafre e os temperos com o molho branco e fazer um molho só, mais cremoso e suave.
  • Além do espaguete e lasanha, você pode usar este molho em conchigliones, pra servir com lanches e petiscos, pra fazer batata recheada. Se você testar esta receita e servi-la de alguma forma diferente, compartilhe aqui com a gente? (:
  • Recentemente, testei uma versão deste molho verde com brócolis. Refoguei ele até ficar macio e usei na mesma quantidade. Ficou muito bom (:
  • Guarde o molho de espinafre na geladeira em um pote fechado por até 3 dias. O molho branco também aguenta isso.
  • *O valor da receita é uma estimativa e pode variar conforme a região e ingredientes utilizados.

Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.